Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

domingo, 1 de novembro de 2009

Twitter na escola. Um tema em uma conferência.

Nos dias 27 e 28 de outubro últimos, aconteceu no Teatro Kodak, em Los Angeles, a Conferência "140 Characters - Exploring the state of Now", promovida por Jeff Pulver. Anteriormente o evento acontecera em New York.
A proposta do evento, no qual se vê o
Twitter não só como uma plataforma mas também como uma linguagem, não é a de constituir-se em um espaço de troca de dicas e técnicas do uso do microblogging. O que se busca no encontro é explorar os efeitos da emergente internet em tempo real [real-time Internet] nos negócios.
O uso do
Twitter na educação acaba sendo tema abordado.
De diversos vídeos de entrevistas realizadas durante o evento, selecionei dois para exibir neste
blog.
Em uma delas
Tom Whitby explica o Twitter e a PLN [personal learning network]. Na outra Eric Sheninger, diretor da New Milford High School, discute a emergência do Twitter na educação.
A proposta com esses vídeos é a de levar professores a refletirem sobre possibilidades de uso de "microblogs" na escola, seja como uma rede pessoal para a aprendizagem, no que o Twitter passa a ser usado de forma bastante diferente daquilo que se propunha quando da sua criação, seja como espaço de troca de informações entre educadores ou como estratégia de discussão em temas da escola.
Lamentavelmente não há legenda para os vídeos.
Espero pode ter tempo, ou contar com a valiosíssima ajuda de uma boa alma, para colocar as legendas em português, facilitando o acesso à discussão para aquelas pessoas que têm menos intimidade com a língua pátria de Barack Obama.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog