Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Experiências em infografia

Produção de estudantes matriculados na disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas pedagógicas" oferecida na modalidade EaD no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

Turma 2023

Na disciplina, na abordagem do assunto dos novos gêneros textuais possibilitados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscamos mostrar a que a capacidade de gerar infográficos é uma habilidade que os professores precisam dominar, por diferentes razões, das quais destacamoso três.

Os infográficos são ferramentas visuais poderosas que poderão contribuir para capturar e manter a atenção dos alunos. Os infográficos podem transformar conceitos complexos em representações visuais mais simples e compreensíveis, o que será especialmente útil em um ambiente de sala de aula, presencial ou virtual, não importa, onde os estilos de aprendizagem dos alunos variam.

Os infográficos podem auxiliar na compreensão e no processamento de informações ao destacar conexões e padrões essenciais. Isso pode ser particularmente benéfico para matérias que envolvem muitos dados ou quando é necessário explicar etapas de processos ou relações causais.

Na Era Digital, é importante que os professores estejam equipados com habilidades relevantes para preparar os alunos não para o futuro, mas para o mundo que já está aí. Saber criar infográficos permite que os professores integrem tecnologias digitais em suas aulas e ensinem aos alunos como apresentar informações de maneira efetiva e contemporânea.

Assim, o desafio posto aos estudantes foi o de promover um survey, a partir de um tema gerador, e, após a análise dos dados recolhidos, compartilhar os resultados usando um infográfico que estaria disponível na internet para amplo acesso. O survey foi promovido por cada estudante junto às suas redes sociais. 

O tema gerador foi a atual polêmica sobre o uso exagerado das telas por crianças e adolescentes e a reação de muitas escolas ao proibir o uso de smartphones

Muito da polêmica, principalmente neste momento, está em consequência de uma forma equivocada pela qual a grande mídia abordou os resultados do Global education monitoging report 2023:  Technology in education: A tool on whose terms? divulgado pela UNESCO em julhode 2023. 

Como o tema gerador é uma questão muito ampla, os estudantes foram orientados a escolher um um recorte dele para o survey

A seguir são apresentados os resultados dos surveys, expressos em infográficos.

____

MARCELI VITURI MARQUES

HERICK GONÇALVES LIMONI

Uso de celulares por alunos da Educação Básica
_______________________________________________________________

LAIS COUY

_______________________________________________________________

LUIZ CARLOS DA CRUZ

TRÍCIA ZAPULA RODRIGUES

O uso excessivo de telas na formação das crianças
______________________________________________________________

LUANA MAIARA DOS SANTOS

 Educação 2023 -Reflexões sobre redes sociais e o uso de dispositivos móveis
______________________________________________________________

THAIS OLIVEIRA DUQUE

Opinião Geral sobre Tecnologia em Sala de Aula
_______________________________________________________________

BÁRBARA MARIA DE LANA LUIZ

Uso Controlado dos Smartphones - Pais Professores
_______________________________________________________________

RODRIGO ANTONIO DE SOUZA

O uso dos celulares nas escolas
_______________________________________________________________

CLARISSA CRISTINA PEREIRA LIMA

Uso de dispositivos móveis por crianças e adolescentes
_______________________________________________________________

MARIANA CRISTINA MOREIRA SOUZA

Survey sobre uso de tecnologias digitais móveis em escolas da Educação Básica
_______________________________________________________________

NELMA APARECIDA SILVEIRA REIS

_______________________________________________________________

ALINE DE CARVALHO PEREIRA

_______________________________________________________________

MÁRCIO REZENDE SANTOS

NÃO EXIBIDO

_______________________________________________________________

TATIANE PERTENCE DA SILVA MOTA

O uso de dispositivos móveis no cotidiano do aluno
_______________________________________________________________

BRUNA BEATRIZ DA ROCHA

Resultado da Investigação sobre o uso de smartphones
______________________________________________________________

DALISON RIBEIRO LAGE

Pesquisa de percepção uso de telas
______________________________________________________________

ALESSANDRA TEIXEIRA

Uso de dispositivos móveis por alunos nas escolas de Educação Básica brasileira
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog