Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

sábado, 21 de outubro de 2017

Recursos Educacionais Abertos - possibilidades interessantes de trazer a tecnologia para a sala de aula

No último dia 16 de outubro, no programa "Missão Aluno", da rádio CBN, a consultora em educação Ilona Becskeházy falou de sua frustração com o fato de a mídia ter dedicado pouco espaço ao Dia dos Professores, comemorado na véspera, um domingo. 

No programa, Ilona Becskeházy comentou que uma das poucas matérias que encontrou no domingo falando de professores  estava na revista Veja São Paulo. A matéria, As novidades do mercado de educação da capitaltratava do uso de aplicativos na educação.

A consultora alertou para o risco de algumas pessoas considerarem a possibilidade da substituição dos professores pela tecnologia, mais exatamente pelos aplicativos.  Observo que  Ilona denomina aplicativos alguns recursos que podem não ser entendidos desta forma, ainda que sejam tecnologia digital. Segundo Ilona, a novidade nos dias de hoje não deve ser a tecnologia, mas "o bom professor".

No seu comentário, Ilona chamou  atenção dos ouvintes para uma questão que estaria por detrás da ênfase nesses recursos de tecnologias digitais: o interesse daquela que denomina "indústria de aplicativos", de olho em um dos maiores mercados em virtude dos valores elevados de verbas, a educação.

Coincidentemente eu já havia programado para o dia 23 de outubro, como atividade na disciplina, uma palestra sobre Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources). Ainda que nem todos os REA (OER) sejam gratuitos, a expressiva maioria o é, oferecendo aos professores e professoras a possibilidade de integrarem -  sem custo para si ou a escola  - vários deles. 

Embora a qualidade dos REA (OER) varie, os professores e professoras poderão encontrar muito material que terá sentido em suas práticas pedagógicas que envolvem o uso das tecnologias digitais. 

A (con)junção professor - estudante - tecnologia poderá trazer significativas contribuições para a melhoria da educação, além de ser uma forma da escola colocar-se no Século XXI, fazer-se contemporânea.

Para que esta (con)junção aconteça, é essencial que professores e professoras conheçam mais e mais recursos, das tecnologias digitais de informação e comunicação, dentre eles os REA, e que tenham tempo e condição para testá-los e avaliá-los para uso no contexto de educação em que atuam.

Estes assuntos certamente estarão na conversa com o professor Ramon Orlando de Souza Flauzino, pedagogo, autor do livro "Laptop educacional na sala de aula", que atua na EaD da UEMG. A conversa acontecerá na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a partir das 16 horas.


Para saber mais sobre Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources)

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Professores. Guardiões da chama

No último domingo comemoramos, no Brasil, o Dia do Professor

Estou convencido de que a pessoa mais lembrada neste último domingo foi Heley de Abreu Silva Batista (*1974- 2017). É a Professora (assim mesmo, com P maiúsculo) que sacrificou a própria vida para salvar alunos em um incêndio criminoso ocorrido, em 5 de outubro último, na creche Gente Inocente, em Janaúba, Minas Gerais. 

Do meio das chamas, Helley salvou crianças. Deixou três filhos órfãos para que outras mães não ficassem sem seus filhos.

O para sempre lamentável episódio  e a comemoração do Dia Professor levaram-me a lembrar de um vídeo que um amigo compartilhou comigo: Guardiões da Chama, (Keepers of the Flame, no original em inglês). 

Trata-se de um poema animado criado por Peter e Paul Reynolds para ser uma homenagem aos professores por causa do seu papel, absolutamente essencial, de alimentar o espírito de aprendizagem em cada criança. 

Helley era uma guardadora de chamas. Hoje, tendo ficado encantada, como diria João Guimarães Rosa,  seu conterrâneo nas Minas Gerais, se torna um modelo de dedicação, de idealismo para os outros guardadores de chama. 

A Fable Vision, produtora do vídeo, espera que ele inspire conversas e ideias que levem à melhoria do nosso sistema educacional.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Pequeno ensaios para elaboração da WebQuest



Linha de produção da organização do WebQuest.

#uniãomestradoedoutorado
#relaçãodialógica
#vigilânciaepistemológica
#educaçãopósmoderna
#ProfessorSimãoPedroomelhor

Seguidores

Arquivo do blog