Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

sábado, 2 de setembro de 2017

Informação, conhecimento, saber. A mesma coisa ou coisas distintas?

O que mais ouço nas escolas - vindo de professores, de gestores ou estudantes - é que um bom professor é aquele que transmite bem o seu conhecimento. E o que mais vejo nas escola é professor passando para os alunos, em aulas expositivas, informações que, em geral, retiraram de livros textos.  
Por isso, quando ouço que um determinado professor é bom porque transmite bem seu conhecimento não aceito a ideia. Como não aceito quando me dizem que um professor é ruim porque não transmite bem o seu conhecimento. 
Os professores, bem ou mal, estão transmitindo informações. Nenhum professor, bom ou ruim, excelente ou desastroso, transmite conhecimento. 
Por que afirmo isto?
Porque sou um dos que preferem entender que informação, conhecimento e saberes são coisas distintas, embora relacionadas, como aponta Bernard Charlot.
As ideias de Charlot, propostas a partir de seus estudos sobre a relação com saber, eu coloquei em um vídeo de aproximadamente um minuto e meio de duração.
Espero que gostem das ideias, principalmente, e do vídeo.

Um comentário:

  1. Informação, conhecimento e sabedoria são totalmente distintas. Uma informação é simplesmente saber uma palavra e o que ela significa. Já no conhecimento, devemos saber onde e como usar uma palavra para se comunicar; saber construir frases naturais com ela, que os outros vão entender; entender onde a palavra se encaixa no sistema da língua.
    COntudo, a sabedoria seria reconhecer o momento e a importância do momento para se comunicar; usar a palavra e o conhecimento da língua para tornar a comunicação em algo além da troca de informações: uma oportunidade para se integrar com o mundo e dar o melhor de si.
    Assim, devemos entender para saber como e onde aplicar. Compreender o que é melhor em uma sala de aula. Acredito que todos tem aplicabilidade no momento certo e que pode se complementar!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog