Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

domingo, 24 de setembro de 2017

Construindo uma WebQuest - a nova tarefa na disciplina

É tarefa de cada estudante matriculado na disciplina "Tecnologias Digitais, Currículo e Práticas Pedagógicas", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, criar uma WebQuest para uso com seus próprios alunos. A atividade demanda competências (no que tange a questão pedagógica) e habilidades (na edição de web pages)

O conjunto das WebQuests criadas ficará disponível, em servidor da PUC Minas, para uso por outras pessoas interessadas.

Elaborei um infográfico que mostra o roteiro inicial para a criação de uma WebQuest.



Como essencial na atividade é a criação das WebQuests, dez modelos (templates) de web pages para WebQuest estão disponíveis para uso pelos estudantes.

Os links para acesso aos modelos e para documentos que orientam quanto à sua edição seguem abaixo.

Para a edição das web pages recomendo o Kompozer


Para baixar o software, gratuito e completo, clique aqui.

O prazo para envio da WebQuest se encerrará em 15 de outubro próximo. Oportunamente será encaminhada uma orientação de como cada estudante deverá proceder para entregar a sua WebQuest

sábado, 2 de setembro de 2017

Informação, conhecimento, saber. A mesma coisa ou coisas distintas?

O que mais ouço nas escolas - vindo de professores, de gestores ou estudantes - é que um bom professor é aquele que transmite bem o seu conhecimento. E o que mais vejo nas escola é professor passando para os alunos, em aulas expositivas, informações que, em geral, retiraram de livros textos.  
Por isso, quando ouço que um determinado professor é bom porque transmite bem seu conhecimento não aceito a ideia. Como não aceito quando me dizem que um professor é ruim porque não transmite bem o seu conhecimento. 
Os professores, bem ou mal, estão transmitindo informações. Nenhum professor, bom ou ruim, excelente ou desastroso, transmite conhecimento. 
Por que afirmo isto?
Porque sou um dos que preferem entender que informação, conhecimento e saberes são coisas distintas, embora relacionadas, como aponta Bernard Charlot.
As ideias de Charlot, propostas a partir de seus estudos sobre a relação com saber, eu coloquei em um vídeo de aproximadamente um minuto e meio de duração.
Espero que gostem das ideias, principalmente, e do vídeo.

Seguidores

Arquivo do blog