Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tarefa Chip de Sabedoria - Simuladores e Jogos


Antes de ressaltar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo Litlle Big Planet, é importante salientar que a produção desta nova geração de jogos é caracterizada por equipes de trabalhos que tem uma grande preocupação com o enredo e a trama, motivo pela qual o jogador parece estar muitas vezes dentro de um filme, como protagonista, e não apenas como um espectador passivo. Além disso, tem chamado muita a minha atenção a realização de profundas pesquisas históricas com o objetivo de compor a trama em que o jogo se desenrola. Esta constatação sugere que professores de História, mais atentos podem se apropriar dos jogos com fins pedagógicos, desde que haja uma situação de aprendizagem ou conceito a ser desenvolvido com a mediação do jogo.               
                                                                                                               
Little Big Planet 2 possui uma interface muito amigável. O  desenvolvimento dos sensores de movimento, tem feito destes videogames instrumentos eficazes na terapia de indivíduos com limitação de movimentos corporais, razão pela qual são aliados importantes no desenvolvimento de habilidades ligadas à coordenação motora.

Além disso, o jogo explora com muita eficácia as habilidades relacionas à noção de tempo e espaço, uma vez que se o jogador não atender a este requisito, não conseguirá avançar na partida. Este habilidade relaciona-se tanto com a compreensão e domínio do próprio corpo, como também o desenvolvimento implícito de habilidades relacionadas ao campo da geometria, uma vez que é preciso realizar jogadas explorando ângulos diversos para alcançar os objetivos durante a partida. Além disso, o estudo comprovou que os usuários melhoraram suas habilidades de orientação espacial e resolução temporal. Outro elemento é que o jogo exige do jogador modalidades estruturais de inteligência para relacionar regras, conteúdo, estratégias, e esquemas. Ou seja, para se jogar são necessárias competências e habilidades que permitam a articulação entre informação e ação. 
Carla Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog