Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mestrado de Papai Noel

Ms Noel


A todos nós que fizemos a disciplina Educação e Tecnologia, um Feliz Natal.

Geraldo Junio



terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MEMÓRIA - Valorização e Preservação



Vídeo de autoria e postado por Pollyanna Alves.



.
Vídeo elaborado por Pollyanna Nicodemos sobre a visita ao Museu de Artes e Ofícios da disciplina integrada História da Educação PUC-MG no dia 13/12/2009. O museu é um espaço cultural onde estão presente as ações, memórias e as marcas de vários sujeitos sócio-culturais que construíram a nação brasileira.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Rede social na escola: o uso do NING



O Ning é uma excelente plataforma para escolas criarem suas comunidades virtuais e possibilitar aos alunos a troca de informações, o compartilhamento de idéias e a interação com colegas e professores no ambiente virtual.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MyToonDoo

Talking 2.0

Atividades em 2009 alunos IFMG

Animoto Vídeo: Atividades em 2009 das turmas do 1º ano do Curso Técnico de Automação Industrial do IFMG-Campus Ouro Preto. Disciplina de Sistemas Operacionais. Prof. Osvaldo Novais Junior


Atividade realizada no www.toondoo.com


Esse programa é uma forma divertida de você criar seus próprios quadrinhos.
Ana Paula Trapiello

CHIPS DE SABEDORIA


Ana Paula Magalhães Trapiello
Tema: Desenvolvendo um site “Sala de Aula” com o Google Sites

Através do “Chips de Sabedoria, atividade proposta pelo professor Dr. Simão Pedro Pinto Marinho, na disciplina Educação e Tecnologia da Informação, pude perceber que a utilização das TICs e os serviços da internet, como o Google Sites, por exemplo, podem e funcionam como catalisadores de mudanças fundamentais nos processos de ensino aprendizagem, viabilizando novas formas de aprender e contextos diversificados (reais ou virtuais) de aprendizagem.
A Google Sites é mais um recurso que temos, é uma ferramenta para utilização de aprendizagem distribuída. Ela permite explorar as potencialidades da sua utilização em contexto educativo, além de ser uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de sites na Web a qualquer utilizador que não tenha grandes conhecimentos de programação. O site oferece ao utilizador um ambiente simples para criação e edição de páginas.
Todos os atributos oferecidos no Google Sites, conferem à ferramenta particular, interesse para fins pedagógicos.
Embora considerando que qualquer tecnologia pode ser bem ou mal, sabemos que nenhuma é perfeita e nunca deve ser usada para substituir /simplificar a tarefa do professor, mas promover metodologias de ensino mais ativas e centradas no aluno.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tutorial Toondoo

Tutorial sobre o site Toondoo para a criação de tirinhas.
O Toondoo apresenta ferramentas criativas e interessantes para trabalhar com alunos de todas as idades, como tirinhas e histórias em quadrinhos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Video: Visita Técnica à Casa FIAT de Cultura

Este trabalho fora realizado na displina: Educação e Tecnologia da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, orientado pelo professor Simão Pedro Pinto Marinho.


Animoto

Chips de Sabedoria: PER+RES e PER+RES_GEN

Atividade "Chips de Sabedoria" que fora apresentado na displina: Educação e Tecnologia da Informação, do Programa de Pós-Graduação da PUC Minas, orientado pelo professor Simão Pedro Pinto Marinho.






O software gratuito PER+RES e PER+RES_GEN existe para a construção e armazenamento de banco de questões, possibilitando ao usuário elaborar, criar e manipular as perguntas e respostas. Resumidamente, ele classifica as perguntas por matéria/assunto e nível de dificuldade, além de imprimir as provas ou exercícios teste de múltipla escolha ou descritivas, utilizando-se de impressora ou programas de edição de texto.

Para instalar o software PER+RE_GEN em seu computador é extremamente necessário que o software PER+RES já esteja instalado; pois o primeiro se torna uma “ferramenta adicional”, que trabalha utilizando-se da rede mundial de computadores, para o uso do segundo, que não possui esta função.

Estes por sua vez, também atendem a um publico bem diversificado, e que podem utilizar suas ferramentas para inúmeros fins, posso destacar: diretores de instituições de ensino, professores, coordenadores de cursos, alunos, vestibulares e organizações publicas e privadas.

Somado as inúmeras possibilidades e benefícios que os softwares PER+RES e PER+RES_GEN oferecem, e diante do uso que faço de suas ferramentas, posso afirmar que há mais vantagens do que desvantagens na utilização de ambos os softwares. Estas informações podem ser visualizadas na tabela abaixo:



Podemos considerar então, que os softwares PER+RES e PER+RES_GEN são facilitadores no trabalho diário de inúmeros profissionais, seja na área de educação e/ou administração, no que se refere armazenamento de questões de múltipla escolha e descritivas elaboradas.



Links para baixar os softwares:
PER+RES: http://superdownloads.uol.com.br/download/14/per-res/
PER+RES_GEN: http://superdownloads.uol.com.br/download/74/perres-gen/

Projeto Aves do Brasil - Animoto

Este Projeto foi realizado pela professora Raquel Matos com alunos de classe de alfabetização sobre as Aves do Brasil. Todo o trabalho foi desenvolvido com o auxílio de ferramentas da internet. Os alunos conheceram as aves do Brasil sem mesmo sair da Escola, foi um grande aprendizado!!!

Projeto Extensão Criança Feliz

Projeto realizado pelo curso de Ciências Contábeis da Puc Minas Contagem, com o objetivo de prestar assessoria contábil e administrativa às creches do município de Contagem.


domingo, 13 de dezembro de 2009

Animoto

Partilho com os colegas a minha construção no Animoto. Essa fez parte dos trabalhos da disciplina Educação e Tecnologia do Mestrado em Educação da PUC Minas, ministrada pelo professor Simão Pedro Pinto Marinho.


O não uso do computador e da internet nas escolas públicas brasileiras

Praticamente ao mesmo tempo em que o IBGE revelava os dados do PNAD sobre o uso da internet no Brasil, veio a público uma pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita, em parceria com o IBOPE e o Laboratório de Sistemas Integráveis [LSI] da USP, sobre o uso de computadores e internet em 400 escolas públicas de 13 capitais brasileiras.

Clique aqui para ver os resultados da pesquisa. Ela merece um olhar atento.

A mim não surpreendem seus resultados.
Minhas pesquisas mostram que para os professores de licenciaturas, computador é máquina de escrever, que serve às vezes como projetor de slides [é a "modernosidade" da escola com o uso do novo, computador e PowerPoint, na sustentação da velha prática da aula expositiva], telégrafo [para comunicar-se por e-mail] e recurso para "pesquisas". Se os que formam professores lidam dessa maneira com o computador, querer que seus ex-alunos, licenciados, façam um uso diferente na sala de aula, com seus próprios alunos, é querer milagre.

E, na escola pública, com muitos professores absolutamente isentos de qualquer compromisso com a formação dos seus alunos, querer um milagre desse seria querer muito. Já terá sido um milagre e tanto se um dia esses professores descomprometidos começarem a zelar pelo ensino, ainda mesmo que assentado apenas na sua fala, no quadro de giz e no livro didático como se essas fossem as únicas fontes de informação possíveis na escola.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Chip de sabedoria

Uma das tarefas da disciplina Educação & Tecnologias é o chip de sabedoria. Nesta tarefa, cada aluno deverá ministrar uma aula com a utilização das tecnologias da informação e comunicação(Tics).
Apresentei aos colegas o Programa Libro, que foi disponibilizado gratuitamente pela Nasajon Sistemas.
Este programa pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas para controle de caixa. O 1º passo para utilização deste sistema é o preenchimento de um cadastro, depois disso o usuário deverá incluir as contas a serem utilizadas e posteriormente registrará as entradas e saídas de caixa. A qualquer momento o usuário poderá gerar relatórios que demonstrarão a situação financeira da empresa ou da pessoa física.
Para que as empresas sejam competitivas, elas precisarão dentre outras coisas, de manter um controle financeiro e contábil atualizado, que atenda as normais legais vigentes. Para tanto, precisarão de sistemas integrados que possibilitem atender as exigências da Secretaria Municipal, Estadual e Federal.

Maria Jacy no Animoto

Como tarefa da disciplina, Maria Jacy usa o Animoto para falar de Web 2.0

ToonDo

Em aula da minha disciplina no Mestrado em Educação da PUC Minas, Raquel Matos, no seu "chips de sabedoria", demonstrou aos colegas o ToonDo.
É uma ferramenta valiosa para expressão de saberes e criatividade dos alunos, na escola, através de tirinhas.
Pollyanna, aluna da turma, criou sua tirinha.


Ana Paulo Trapiello conta um história no Animoto.


Contador de história digitais/Digital storyteller

Esta pequena história foi criada em aula apenas para mostrar, para alunos do Mestrado de Educação da PUC Minas, o Animoto como um recurso para se contarem histórias em formato digital. É o espaço dos novos contadores de história, na Era Digital.
Minha proposta é que os alunos levem essa idéia para as escolas onde trabalhem.
E dei a cada um deles a tarefa de contar uma história com seus alunos, de preferência uma experiência que envolva o uso de tecnologias digitais.
Em breve essas produções estarão aqui no blog da disciplina.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Web 2.0 na educação européia



O uso das interfaces da Web 2.0 foi assunto de nossa aula na última segunda-feira.


Tomo agora conhecimento do relatório "Learning 2.0: Impact of Web 2.0 on Training and Education in Europe" publicado pelo JRC Scientific and Technical Reports.

O documento está disponível, gratuitamente, em http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC55629.pdf

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tirinhas e quadrinhos para mostrar saberes na escola

Por que não usar tirinhas para que os alunos demonstrem conhecimento em determinados temas?
Sites para isso existem. E são vários. Fáceis de usar e, no que ajuda pacas, gratuitos. E vários oferecem a possibilidade das tirinhas ainda serem compartilhadas em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.
Preparei uma lista de sites para criar tirinhas. Alguns oferecem mais recursos que outros. Cabe ao usuário decidir qual o que melhor lhe atende.
A lista que elaborei está em ordem alfabética. Portanto não exprime preferências ou prioridades.
Contudo, não pretendi esgotar a lista das possibilidades. Quem souber de outros sites por favor me informe e logo atualizarei essa minha lista.
Antes da lista, um destaque. A Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica.
  1. Captain Underpants Comic - http://www.scholastic.ca/captainunderpants/comic.htm
  2. Comic Creator - http://www.readwritethink.org/MATERIALS/comic/
  3. Make Beliefs Comics - http://www.makebeliefscomix.com/
  4. Pixton - http://pixton.com/br/
  5. Strip Creator - http://www.stripcreator.com/
  6. Strip Generator - http://stripgenerator.com/ 
  7. ToonDoo - http://www.toondoo.com/
  8. Toonlet - http://toonlet.com/
  9. Witty Comics - http://www.wittycomics.com/

Sobre Wikis na educação



O WIKI2, criado por iniciativa do Instituto de Tecnologías Educativas do Ministério da Educação da Espanha, é um wiki a ser escrito colaborativamente, de forma a constituir uma documentação, em espanhol, sobre o uso das wikis no âmbito educativo (Eduwikis).

Seguidores

Arquivo do blog