É a tal coisa: sempre existeiram histórias e estórias para serem contadas. E, claro, sempre houve contadores delas.
Mas hoje, quase no final da primeira década do século XXI, temos que pensar em um novo contador de histórias e estórias: o digital.
E a questão então passa a ser: Por quê não usar, principalmente nas nossas escolas da educação básica, as tecnologias digitais para que os alunos contem suas histórias e estórias e as compartilhem com o mundo?
Ferramentas, recursos, espaços para isso existem. E são muitos. São recursos para contar histórias/estórias em uma nova escola, mais adequada para o século XXI. São ferramentras para que os alunos de uma escola do novo milênio, alguns deles já nascidos nesse novo milênio, contem histórias/estórias de uma forma nova, assentada nas tecnologias digitais que se tornam ferramentas do cotidiano das pessoas.
Os recursos estão em volta. Os "nativos digitais" já chegaram em nossas escolas, até mesmo nas universidades. Para termos contadores de histórias/estórias digitais dependemos agora da vontade dos professores.
Com certeza essa vontade passa pelo conhecimento de estratrégias e recurso, pelo teste e pela experimentação de software e sites e, daí, convencimento de que pode ser uma boa contar com contadores de histórias/estórias digitais [digital storyteller].
Um vídeo bastante interessante, criado para o Stanford's Teacher Education Program (STEP), da Escola de Educação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, especificamente para a STEP Conference que aconteceu em junho último, é bastante útil para quem quer saber como contar histórias/estórias hoje, em tempos de tecnologia digital.
Meu compromisso é de colocar, logo, logo, uma versão legendada em português desse vídeo. Já baixei o original, tenho o software que permite inserir legendas. O desafio agora é apenas e tão somente achar tempo para a tarefa.
Espaço para informação, em ações colaborativas, da disciplina "Tecnologias digitais, currículo e práticas educativas", anteriormente "Educação e tecnologias da Informação", do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.
domingo, 4 de outubro de 2009
Contadores de estórias e histórias em novo formato: o digital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.